Notícias

Como higienizar cada cantinho da casa durante a quarentena imposta pelo coronavírus.

Publicado em 21 de julho de 2020

Estabeleça uma ordem

Uma boa faxina, que abrange todos os cômodos, é recomendada uma vez por semana durante a pandemia. Normalmente, a orientação é de que seja feita de 15 em 15 dias, mas com mais gente por mais tempo em casa, mais sujeira é gerada.

Quando for fazer a limpeza completa, comece pelos cômodos mais íntimos, como quartos e banheiros, e depois vá para os de convívio social, como sala e cozinha. É bom liberar dormitórios e suítes primeiro para que os moradores fiquem ali enquanto o resto da casa é limpo, evitando sujar o que já passou pela faxina. A dica é válida especialmente para quem tem crianças.

Dentro dos cômodos, também há prioridades. Nos quartos, é a arrumação da cama. Quando dormimos, soltamos pelos e pele na roupa de cama, que deve ser batida e limpa. Sua troca também deve ocorrer semanalmente. No banheiro e na cozinha, a primeira coisa a ser feita é a remoção do lixo.

Tire o pó

Independentemente do cômodo da casa, sempre comece a limpeza de cima para baixo. Inicie pelos lustres, ventiladores e filtros de ar-condicionado, depois passe para bancadas, estantes, mesas de cabeceira e outros móveis. Dessa forma, o pó de cada um desses lugares vai caindo e, ao final, toda a poeira estará acumulada no chão, pronta para ser retirada. Se fizer o caminho inverso, terá de limpar o solo duas vezes.

Dê preferência ao aspirador de pó. Ao varrer, a poeira é jogada para cima e pode grudar de novo em móveis, nas paredes e no rodapé. Caso não tenha o aparelho, amarre um pano umedecido na ponta de uma vassoura. Assim, o pó ficará colado no tecido e não será jogado outra vez no ambiente.

Crie uma rotina noturna

Todas as noites, é preciso organizar os ambientes para a manhã seguinte. Ir dormir com a cozinha em ordem é fundamental. Quando alguém acordar e for preparar as refeições, não deve perder tempo tirando a sujeira do dia anterior da pia. O mesmo se aplica à sala e ao escritório.

Em tempos de home office, as pessoas acordam e já têm de trabalhar, então o ideal é deixar os cômodos arrumados na noite anterior, sem almofadas espalhadas e acúmulo de objetos em escrivaninhas e aparadores.

Preparar refeições é uma das atividades que mais tomam tempo, além de sujar muito a cozinha. Idealmente, tente tirar uma manhã para fazer comida suficiente para algum tempo de quarentena. Isso te deixa com horas disponíveis para fazer outras atividades nos dias seguintes.

Criar uma rotina também ajuda na limpeza. Uma opção é destacar dias específicos da semana para cada tarefa, já que é impossível fazer faxinas completas diariamente. Estabeleça planos, como lavagem de roupas às segundas e quartas e limpeza de móveis às terças e quintas. A periodicidade deve variar de acordo com o tamanho da família

Desinfete

Em tempos de coronavírus, a atenção com as mãos deve ser redobrada sempre que alguém precisar sair de casa. Ao voltar ao lar, lave-as com água e sabão. Passar álcool em gel 70% também vale, mas a lavagem é o ideal. Também higienize, com um pano embebido em álcool, embalagens e sacolas. Lembre-se, ainda, de limpar a mesa ou o perímetro do chão que os produtos vindos de fora tocaram.

Não há consenso sobre se vestimentas e tênis representam risco grande de contágio, mas, se quiser prevenir, leve as roupas que utilizou na rua direto para a lavanderia e higienize os calçados com desinfetantes como Lysoform.

Objetos habitualmente pouco lembrados em limpezas regulares, como tomadas, interruptores e maçanetas, também devem receber atenção especial durante a pandemia, já que são tocados frequentemente. Higienize-os com álcool 70%.

No banheiro, para desinfetar a privada, foco de bactérias, uma opção é aplicar uma solução com 500 ml de água, 12 gotas de detergente incolor e duas colheres de sopa de vinagre de álcool. Borrife o líquido no vaso sanitário, dentro e fora, sempre usando luvas.

Depois disso, passe um papel toalha (e não esponjas ou panos, que não são descartáveis e poderiam armazenar bactérias) para retirar a sujeira. Feita a etapa, despeje detergente líquido bactericida, puro, e deixe o produto fazendo efeito por cerca de 15 minutos. Passe o mesmo produto no chão do cômodo

 

 

Fonte: Como Fazer.

× Como posso te ajudar?