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7 procedimentos de limpeza essenciais em oficinas mecânicas

Publicado em 18 de julho de 2019

Em tempos de crise econômica e grande concorrência no mercado automotivo, as oficinas mecânicas devem apresentar um diferencial para atrair clientes. Sempre que é preciso levar o carro no mecânico, a primeira coisa que as pessoas reparam é na aparência, já que se a loja está limpa, inevitavelmente, ela transmite organização e qualidade.

Dessa forma, é muito importante que a oficina contenha procedimentos de limpeza adequados, desde a parte de descarte de produtos, até a limpeza do ambiente físico.

Só pelo fato do trabalho envolver graxa, óleo e poeira, não significa que o estabelecimento deve estar escuro e/ou sujo. Sendo assim, é fundamental priorizar a limpeza de toda a loja, pois além de transmitir um sentimento de excelência para o cliente, faz o tempo de espera pela manutenção do veículo ser menor.

Para manter a higiene adequada da oficina mecânica, separamos dicas valiosas para você. Confira!

CONHEÇA OS PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA ESSENCIAIS

Para que um ambiente rodeado de óleo e graxa fique limpo, é preciso muito mais do que apenas higienizar as ferramentas. Os procedimentos de limpeza englobam, além da limpeza propriamente dita, diversas formas de organização, estratégia e logística. Vale a pena listar algumas, são elas:

  • utilizar produtos de limpeza eficientes;
  • determinar áreas específicas para determinados serviços;
  • organizar as ferramentas e bancadas;
  • incentivar os funcionários a manter o ambiente limpo;
  • aplicar meios tecnológicos para agilizar o dia a dia;
  • buscar por disciplina;
  • solicitar um feedback do comprador.

A partir da prática desses tópicos, a oficina passa a ser limpa, atraente e corresponderá a todas necessidades do comprador.

Agora, vamos entender como aplicar cada um desses tópicos no estabelecimento.

1. UTILIZE PRODUTOS DE LIMPEZA EFICIENTES

Assim como os funcionários, o chão e as ferramentas de uma oficina mecânica devem estar sempre limpos. Para isso, é fundamental a utilização de produtos que promovam a retirada da sujeira facilmente.

Em relação aos funcionários, existem pastas que retiram facilmente o óleo e graxa das mãos. Além disso, a utilização de luva, na maioria dos procedimentos, faz com que o trabalhador não tenha contato direto com tais substâncias.

Referindo-se ao chão da loja, existem diversos detergentes específicos que propiciam a limpeza rápida e eficiente, sem deixar rastro algum de mancha. O mais utilizado ultimamente é o Detergente Desengraxante em Pó para Pisos. Ele tem resolvido a maioria dos problemas relacionados à sujeira pesada.

Já, em relação às ferramentas, algo diferente deve acontecer. É preciso passar um óleo anticorrosivo, para evitar que as mesmas enferrujem. Contudo, esse é um óleo especifico e não o mesmo usado nos procedimentos de reparos em veículos. Embora seja necessário aplicar o óleo conservador, a ferramenta deve estar clara, limpa e com todo seu brilho preservado, demonstrando, assim, higiene para o cliente.

2. DETERMINE ÁREAS ESPECÍFICAS PARA DETERMINADOS SERVIÇOS

Para o andamento organizado de uma oficina, é importante que cada atividade seja feita em um lugar específico. Visto que, se os trabalhos forem feitos em qualquer lugar, o ambiente fica caótico, com perda de ferramentas, tempo e, consequentemente, lucro.

Dessa forma, vale ressaltar a necessidade de cada tarefa ter seu local de aplicação. Por exemplo, a troca de óleo de um veículo deve ser feita sempre no mesmo local, por um funcionário equipado e qualificado para tal. Isso promove eficiência, qualidade e, para o dono da oficina, facilidade na hora de saber com quem conversar a respeito de algumas modificações nesse serviço.

3. ORGANIZE AS FERRAMENTAS E BANCADAS

A organização da bancada e das ferramentas oferece não só agilidade e rapidez na hora de realizar uma tarefa, mas também promove uma excelente impressão aos clientes. Sendo assim, vale a pena investir algum tempo para colocar o ambiente em ordem.

Uma boa prática para separar as ferramentas é utilizar painéis perfurados, de modo que os instrumentos semelhantes, mas de diferentes tamanhos, permaneçam juntos. Há também carrinhos de ferramentas com divisórias, que promove uma melhor organização e separação de cada tipo de utensílio.

4. INCENTIVE OS FUNCIONÁRIOS A MANTER O AMBIENTE LIMPO

Para que o funcionário trabalhe da maneira certa, é preciso muita sabedoria por parte do seu patrão. Todas as pessoas, quando são obrigadas a fazer algo, tendem a fazer com má vontade, sem prazer e com baixa qualidade. Contudo, quando são apoiadas e/ou motivadas, a história é diferente.

Sendo assim, é muito importante que o empregador saiba como lidar com seus empregados para manter a ordem. Para isso, vale a pena seguir uma linha de raciocínio:

  • explique a tarefa;
  • mostre os benefícios;
  • peça para repetir e veja se entendeu corretamente;
  • esteja disponível para qualquer dúvida;
  • promova o bom relacionamento.

A partir do momento que esses tópicos sejam atingidos, o ambiente de trabalho torna-se mais calmo, amigável e consequentemente, atraente para os clientes.

5. APLIQUE MEIOS TECNOLÓGICOS PARA AGILIZAR O DIA A DIA

Assim como o ambiente deve ficar higienizado em relação às substâncias inerentes ao trabalho de uma oficina mecânica, a parte administrativa também merece esse cuidado. Em uma oficina, materiais de escritório em excesso podem ser nocivos para a organização da gerência.

Existem diversos programas de computador e aplicativos de celular para gerir uma empresa adequadamente, sem a necessidade de papeis, canetas e afins Esse tipo de modernidade, além de favorecer rapidez e qualidade na hora de organizar finanças e estoque, comprar peças ou efetuar pagamentos, também garante ao cliente acessibilidade e transparência.

6. BUSQUE POR DISCIPLINA

A partir do momento em que toda a equipe trabalha com disciplina, o sistema funciona adequadamente. É possível que muitas pessoas desconfiem dessa simples e óbvia dica, contudo, vemos que no ambiente automotivo, muitas vezes isso não acontece.

Inúmeras vezes já se ouviram atitudes maldosas e infantis por parte de trabalhadores de oficinas mecânicas em relação às mulheres, por exemplo. Isso é algo inadmissível, pois além de ser ilegal e criminoso, faz a loja perder credibilidade e afasta todos seus clientes.

Portanto, além da disciplina organizar o serviço, ela garante respeito aos compradores, independentemente de quem seja.

7. SOLICITE UM FEEDBACK DO COMPRADOR

Assim como é necessário efetuar um serviço de qualidade, organizado, higiênico e rápido para o cliente, o respaldo dele é fundamental. Para isso, é importante que haja um questionário, online, para que o mesmo faça as observações consideráveis e a oficina possa melhorar cada vez mais.

Esse tipo de conexão entre loja e consumidor é o que garante um atendimento diferenciado, fornece qualidade no serviço e produto e consequentemente, promove o crescimento do negócio.

E então, gostou de saber como praticar procedimentos de limpeza de qualidade e satisfazer sua clientela? Dê atenção a essas condutas e terá resultados mais rápido do que imagina.

Quer ajudar outras oficinas a alcançarem um maior nível de profissionalismo e eficiência? Então compartilhe esse post em suas redes sociais!

Fonte: ETONINI