Notícias

A importância da higienização do carro na pandemia de 2020

Publicado em 27 de outubro de 2020

O novo coronavírus (COVID-19) desperta muitas preocupações na população e reacendeu muitos debates que há tempos não tinham tanta atenção como agora. O novo tipo do vírus que foi descoberto em dezembro, em Wuhan, na China, se espalhou rapidamente pelo mundo e chegou ao Brasil no início do mês de março. No atual momento, são mais de 20 mil casos espalhados pelo país e por isso as medidas de higienização e isolamento social são tão necessárias no seu carro durante este momento de pandemia.

O isolamento social consiste na iniciativa de separar boa parte da população em suas casas, evitando assim novos casos de contágio e transmissão da doença. As medidas de higienização consistem em práticas simples de higiene pessoal, sobretudo quando há exposição pública (frequentar supermercados, ir a bancos, ir ao local de trabalho). Essas práticas consistem, sobretudo no hábito de lavar as mãos constantemente e passar o álcool em gel a 70%, o mais recomendado pelos médicos. Além disso, é necessário higienizar corretamente as roupas e as embalagens de compras.

Uma prática de higienização que também merece total atenção é a higienização do carro, sobretudo quando este é de uso coletivo e diário, pois ele pode ser um foco de contágio da doença e por isso é importante ficar atento a sua limpeza. Saiba qual a importância desse processo e como realizar ele de maneira eficiente e prática no seu carro durante a pandemia.

Importância e benefícios da higienização do carro

O carro é, atualmente, um dos principais meios de transporte no mundo e é impossível negar o quanto ele facilita nossa vida nos mais diferentes aspectos. Não é necessário possuir o veículo para perceber os benefícios dele, afinal, todos nós iremos precisar dele em alguma circunstância da nossa vida. Quem possui automóvel e o utiliza com certa frequência deve se atentar a limpeza do veículo para evitar o contágio do novo coronavírus.

Se você ainda não tem esse hábito, saiba que ele possui grande eficiência no combate ao vírus. Conheça alguns dos benefícios da higienização do carro:

• Diminuição do risco de contágio do novo coronavírus;

• Eliminação dos odores;

• Eliminação dos fluidos (gotículas de saliva, espirro) que são liberados;

• Eliminação de poeiras e demais sujeiras que entram em contato com o veículo;

• Limpeza do volante, cambio e maçanetas que entram em contato direto com o corpo humano e as bactérias trazidas por ele.

As sujeiras tendem a desenvolver e ocasionar mais doenças, por isso que a poeira é uma grande inimiga da sua saúde. No caso de pessoas com quadros de alergias e irritações como sinusite e rinite, a atenção deve ser redobrada, pois a poeira desencadeia muitas crises e deve-se ter atenção com os espirros dentro do carro.

Outro cuidado fundamental é com os bancos do carro, isso porque os bancos de tecido têm o poder de juntar muito mais ácaros do que os bancos de couro. Isso ocorre porque as bactérias possuem maior poder de proliferação no tecido e uma limpeza profunda é mais complexa nos bancos de tecido em relação aos bancos de couro. Importante ressaltar que em ambos os casos a limpeza é fundamental e não deve ser descuidada, sobretudo no banco do motorista.

É essencial destacar que a higienização do carro não é apenas uma questão estética, mas de saúde e bem-estar, sobretudo no atual momento, pandemia. Quem precisa sair de casa todos os dias, está incluso no grupo de risco e trabalha diretamente com o automóvel (motoristas de aplicativo, por exemplo) não devem descuidar da higienização automotiva em nenhum momento, pois qualquer tipo de contato com o vírus é decisivo para o desenvolvimento da doença.

É importante ressaltar que estamos vivenciando uma pandemia mundial, que já ocasionou mais de um milhão de mortes em todo o mundo e por isso as responsabilidades individuais se tornam benéficas para o coletivo. O automóvel é um dos principais acumuladores de bactérias, as quais não se veem e por isso devemos nos atentar. Lembre-se sempre que as suas atitudes impactam no coletivo, por isso mantenha os cuidados em todos os momentos.

Cuidados individuais necessários antes de entrar no carro

Não é apenas a higienização após chegar em casa que merece atenção, mas com todo o processo antes, durante e depois de dirigir. Muitos desses hábitos são cruciais para manter nossa segurança e por isso você deve se atentar a algumas dessas dicas, que te auxiliarão nesse processo:

• Passar álcool em gel nas mãos e aguardar a secagem antes de entrar no carro;

• Passar álcool em gel antes de tocar no volante;

• Evitar caronas nesse período;

• Evitar deixar os vidros abertos, quando somente uma pessoa no veículo;

• Evitar lavagens fora de casa, somente se essa for a única alternativa;

• No caso de usar lenços ou algo do tipo no nariz, ter o cuidado de jogar em um saco fechado;

• Comprar somente no porta malas do carro.

O uso do álcool em gel é indispensável, sobretudo antes de abrir a porta do carro e tocar no volante. Quem puder utilizar as máscaras faciais também deve aderir ao seu uso na hora de dirigir. O cuidado também deve ser redobrado com as chaves e o local onde se guarda ela, nesse momento é preferível guardar em uma bolsa particular e evitar o uso de chaveiros (principalmente os de pelúcia), pois eles acumulam sujeiras e evita o desgaste diário de limpar todos esses adereços.

Quem trabalha diretamente com sistema de caronas e dirige para aplicativos deve redobrar as atenções com a higiene do veículo. Uma alternativa viável na pandemia é trabalhar apenas um turno por dia e contar sempre com um recipiente de álcool em gel no carro, para uso pessoal e para oferecer aos passageiros. É necessário evitar qualquer tipo de contato com o passageiro, principalmente pegar na mão. No caso de quem trabalha com esses sistemas, é fundamental promover uma limpeza diária. Sempre que possível passar uma bucha com água e sabão e borrifar álcool no banco.

Não é um período fácil e as recomendações são exaustivas por muitas vezes, mas todas são necessárias para evitar o contágio de uma doença tão devastadora. Se possível, é recomendável evitar que idosos, crianças e demais integrantes do grupo de risco tenham contato com o automóvel, apenas em casos de emergência. Se você necessita utilizar o veículo todos os dias para trabalho, lembre-se de promover a higienização sempre que chegar em casa, pois qualquer descuido é trivial para o desenvolvimento da doença.

Como higienizar o carro de maneira correta e evitar a proliferação nesta pandemia

Muitas pessoas ficam receosas com as medidas de higienização e temem uma espécie de “histeria” diante de tantas recomendações, mas esse pânico não é necessário e só piora as coisas. Mais do que nunca, é essencial que você tenha ciência da gravidade da doença e das consequências em curto e longo prazo da sua proliferação, por isso os cuidados se fazem necessários e a higienização é a melhor aliada da sua saúde.

Algumas pessoas costumam mandar higienizar o carro somente fora de casa e podem se encontrar perdidas nessa pandemia, mas não é uma tarefa difícil.

Conheça algumas dicas preciosas de higienização automotiva:

• Higienizar corretamente as mãos antes de entrar no carro e antes de tocar no volante;

• Tenha dentro do carro um borrifador com álcool líquido para passar nos bancos (após a saída de um passageiro);

• Lavar carpetes com água e sabão sempre que chegar em casa;

• Higienizar corretamente as chaves;

• Buscar higienizar os bancos todos os dias com o álcool a 70%;

• Higienizar embreagem, freios e sistema de marchas do carro, pois possuem contato direto com o motorista;

• Atentar-se aos lixos que joga no carro e separar uma sacola específica para isso, que fique fechada e, de preferência, embaixo do banco do motorista.

Quem necessita sair de casa todos os dias para trabalhar e utiliza o carro para isso, deve cogitar a possibilidade de lavar o automóvel pelo menos duas vezes na semana, levando em conta sempre as questões de sustentabilidade. Esse procedimento pode ser realizado nos finais de semana ou sempre que houver um fluxo maior de pessoas dentro do carro. Vale ressaltar que o álcool líquido e em gel é uma excelente alternativa para a limpeza diária, então sempre que chegar em casa é fundamental contar com uma flanela e álcool para realizar a higienização dos bancos.

Nos casos em que se faz necessária a limpeza do automóvel fora de casa, mantenha algumas medidas para sua segurança e exija sempre essa responsabilidade da empresa que realiza esse procedimento. Contar com uma empresa responsável e comprometida com a sua saúde é um dos principais fatores a ser levado em conta nesse momento.

A pandemia mundial da COVID-19 não é um período fácil da história e sabemos o quanto se tornam exaustivos os procedimentos de autocuidado e higienização do carro, mas lembre-se de fazer isso por você e por todos aqueles que ama, pois a doença ocasiona consequências graves a curto e longo prazo. Não esqueça de cuidar da sua higienização pessoal e do seu carro, pois você e muitas outras pessoas serão beneficiadas com essas atitudes.

 

Fonte: Posto 214 Sul.