Notícias

Calculadora on-line e gratuita ajuda a descobrir sua “pegada de carbono”

Publicado em 01 de junho de 2021

Você sabe quanto é a sua “pegada de carbono”? Para ajudar a calcular as emissões individuais de gases de efeito estufa (GEE), a plataforma de crédito ambiental Moss lançou uma calculadora on-line e gratuita.

O diagnóstico é feito a partir de 12 perguntas de múltipla escolha sobre temas como moradia, uso de transporte individual e coletivo, estilo de alimentação e quantidade de calorias ingeridas diariamente, além de hábitos de viagens aéreas e compras.

Segundo a Moss, a calculadora apresenta o resultado individual e, também, compara as informações com a média global. Além disso, permite que o usuário compensense sua pegada ambiental na mesma plataforma.

“A startup facilita a aquisição de créditos de carbono de projetos de preservação ambiental certificados, que já levaram mais de R$ 60 milhões para a Amazônia”, destaca a empresa. O pagamento é feito com um ativo digital baseado em blockchain chamado MCO2. Cada token adquirido na plataforma pode compensar uma tonelada de gás carbônico.

Para desenvolver a calculadora, foram usados os fatores de emissão da ferramenta de cálculo do programa brasileiro GHG Protocol – sistema estatístico da Fundação Getúlio Vargas. Os dados não fornecidos pelo usuário foram retirados de fontes oficiais, como relatórios  de governo, estudos de companhias ambientais, artigos científicos e informações de fornecedores.

“A calculadora é mais um passo para quem se preocupa com seu impacto ambiental no mundo e acredita em uma economia mais sustentável. As pessoas também querem se tornar ‘neutras em carbono’”, destaca Luis Adaime, fundador e CEO da Moss.

Fonte: revistagloborural.globo.com