Notícias

Dicas eficientes para o trabalho em Lavanderias

Publicado em 02 de fevereiro de 2020


Uma rotina de trabalho eficiente em lavanderias profissionais baseia-se em uma equipe treinada, processos bem definidos e produtos de limpeza para lavanderia adequados. Confira abaixo algumas dicas separamos para você!

Os colaboradores da empresa que compõem a equipe de trabalho em lavanderias devem ser orientados pelos gestores a ficar atentos aos mínimos detalhes, sendo o serviço minucioso e dependente de uma série de procedimentos. É necessário que os profissionais estejam instruídos sobre as máquinas de lavanderia, conhecendo seu funcionamento e especificações, de forma a operá-las da maneira correta para evitar retrabalho, desperdício ou acidentes. A empresa deve ter como estratégia essencial o treinamento de seus funcionários, tanto daqueles que já realizam as tarefas como também dos recém-contratados. A revisão de procedimentos com o objetivo de se manter um padrão de limpeza é muito importante para que seja feito um bom trabalho e evitar erros comuns, como misturar roupas com panos de chão ou de limpeza.

Produtos de limpeza profissional também são essenciais e estão diretamente ligados com a qualidade do serviço a ser percebida pelo consumidor da empresa. Os químicos e equipamentos de limpeza devem ser selecionados com cuidado a partir dos catálogos de distribuidoras de produtos de limpeza, conferindo suas composições e uso indicados para não danificar tecidos. O amaciante industrial e o sabão líquido devem ser de alta performance e para tecido diversos, de forma a agirem como facilitadores no processo de trabalho dentro da lavanderia. Determinadas peças de roupa exigem cuidados especiais, para isso, selecione os produtos mais indicados em cada caso.

Muitos pensam que os produtos de limpeza para lavanderia são apenas aqueles voltados para a lavagem de roupas, mas outros químicos também são importantes nesse trabalho, por isso é importante pesquisar tudo.

Outro fator importante no serviço em lavanderias industriais é o cuidado com desperdício de produtos e o descarte de químicos, mantendo sempre a responsabilidade ambiental como parte integrante da rotina de trabalho. A empresa deve estudar como proceder com o descarte da água contaminada e concentrar esforços para que o mesmo aconteça. Outro fator importante é investir em produtos concentrados que permitem o uso consciente de químicos e evitam o desperdício. Os procedimentos devem considerar a quantidade de água gasta, de químicos de limpeza e o impacto geral de sua empresa ao meio ambiente.

E não se esqueça, sempre cobre por produtos e equipamentos de qualidade da sua lavanderia de preferência e fique atento à atenção dada por eles para questões ambientais. Limpeza é uma questão de saúde!