Notícias

Higienização de alimentos: como evitar riscos durante a quarentena

Publicado em 20 de outubro de 2020

Já sabemos que lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel 70% são as medidas de higiene mais efetivas para evitar contaminação pelo novo coronavírus.

No entanto, o que fazer com os alimentos? Como eles devem ser lavados e acondicionados? É possível se contaminar com o vírus manipulando alimentos? Tomar suplemento de vitamina C é eficaz para se proteger?

Para responder essas e outras dúvidas, a reportagem do nd+ conversou com o nutricionista especialista em nutrição esportiva e funcional, Takeo Kimoto. Veja abaixo as orientações dele para lavar, manipular e guardar alimentos durante o período de quarentena em casa.

Já quem prepara alimentos em lanchonetes, restaurantes, padarias, cozinhas industriais e outros estabelecimentos comerciais, pode se interessar pelo curso online e gratuito de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação, disponibilizado pela Anvisa.

Higienização dos alimentos
Diante da pandemia do novo coronavírus, como deve ser feita a higienização dos alimentos?
Kimoto – Primeiro é preciso deixar claro que não existem evidências científicas mostrando que um alimento pode ser vetor de transmissão do coronavírus, mesmo que tenha sido manuseado por alguém infectado. Contudo, a higienização é muito importante para evitar outras doenças.

No caso de frutas, verduras e legumes, o primeiro passo é lavar em água corrente e, se possível, usar uma escovinha para tirar a sujeira maior. Depois, colocar em solução contendo 1 a 2 colheres (sopa) de vinagre em um litro de água, por 5 a 10 minutos. O vinagre ajudará a desgrudar os microrganismos da casca e superfície dos alimentos, mas não os mata.

Na sequência, colocar os alimentos de molho em outra solução, contendo 1 colher (sopa) de hipoclorito (ou água sanitária) diluído em um litro de água, também por 5 a 10 minutos. Essa solução irá matar os microrganismos que ainda estiverem presentes.

Por fim, enxágua-se bastante em água corrente para retirar resíduos do hipoclorito. Então, estarão prontos para consumir ou guardar na geladeira.

E os alimentos acondicionados em embalagens de vidro, lata ou plástico?Kimoto – Basta lavar a embalagem com esponja, água e sabão, como se fosse lavar um prato. Enxaguar e guardar. Assim, elimina-se a poeira dos depósitos do supermercado. Isso evita a contaminação dos outros alimentos do refrigerador e a proliferação de bactérias e fungos dentro do armário.

 

Fonte: ND+.