
1- O que significa higienização?
A higienização compreende duas etapas: limpeza e desinfecção. A limpeza consiste em remoção de sujidades de terra, resíduos de alimentos e e outras substâncias; já a desinfecção é a operação que reduz por método físico ou químico o numero de micro-organismos a um nível que não comprometa a segurança do alimento.
2- Qual a importância de se realizar a higienização dos equipamentos, móveis e utensílios?
Porque as bactérias se multiplicam em resíduos que permanecem nos utensílios, equipamentos e no ambiente de trabalho, contaminando os alimentos produzidos. Portanto, higiene é fundamental!
3- A organização é importante para manter a higiene de um local?
Sim, pois a higiene começa na organização. É preciso reservar um lugar para cada coisa e evitar manter nas áreas de preparo ou de estoque de alimentos: plantas, enfeites, objetos estranhos à atividade, equipamentos e utensílios que não estão sendo utilizados.
4- O processo de higienização deve ser registrado?
Sim, a higiene de instalações, equipamentos e utensílios deve estar descrita nos POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados) e disponíveis para a autoridade sanitária. Nas planilhas de controle os procedimentos são registrados e demonstram a evidencia da higiene realizada.
5- Como deve ser a área destinada à higienização dos equipamentos, móveis e utensílios?
A higienização deve ocorrer em área própria, isolada, dotada de tanque ou pia com água corrente. Não havendo espaço físico próprio, a higienização deve garantir a segurança do processo e evitar a contaminação cruzada. Todos os alimentos devem estar protegidos da contaminação química.
6- Os utensílios de limpeza podem ser guardados com outros utensílios?
Todos os materiais utilizados na limpeza (vassouras, panos etc.) devem ser mantidos em bom estado de conservação e guardados em locais próprios, separados de acordo com o tipo de utilização, por exemplo, os utensílios de banheiro não devem ser misturados aos utensílios de limpeza da área de manipulação.
7- É permitido o uso de esponja de aço?
Dê preferencia ao uso de esponja dupla face ou esponja fibraço, pois estas não deixam resíduos da esponja nos utensílios.
8- Posso utilizar panos convencionais?
Não é permitido o uso de panos convencionais para a limpeza de móveis, bancadas, utensílios, equipamentos, secagem de mãos. Devem ser utilizados aqueles constituídos de materiais descartáveis.
9- Por que não é permitido varrer a seco?
Quado se varre a seco, a sujeira ficará em suspensão
no ar, podendo contaminar os alimentos, os equipamentos e os utensílios.
10- É permitido a utilização de produtos para higienização sem registro no órgão competente?
Os produtos para higiene deve, ser regularizados na ANVISA. Observe sempreas instruções do rótulo e siga rigorosamente.
As informações deste post foram baseadas na Cartilha “Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos” da prefeitura do Município de São Paulo – ano 2012.
