Estudo realizado pelo Instituto Locomotiva/Onet mostra que 90% dos consumidores voltarão a frequentar locais se houver higienização intensificada
O Ministério da Saúde divulgou orientações para a retomada segura das atividades. No entanto, o consumidor também está atento às medidas tomadas pelas empresas — e a desinfeção e a higienização serão fatores importantes para que os clientes voltem às lojas e restaurantes. É o que diz a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva/Onet.
Foram entrevistados cerca de 2.157 consumidores de todo o Brasil, e 90% afirmaram que quanto mais os estabelecimentos cuidarem da desinfecção, mais confiança eles terão para voltar a frequentá-los. Entre os demais entrevistados, 7% disseram não concordar nem discordar, 2% responderam que discordam em parte e 1% discorda totalmente. De acordo com o levantamento, o número de consumidores preocupados com a desinfeção dos ambientes é 43% maior do que antes da pandemia do novo coronavírus.
“Cada vez mais as pessoas cobram as empresas em temas como: diversidade, meio ambiente e sustentabilidade. Agora, elas vão começar a questionar as empresas sobre a desinfecção também”, diz Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Os locais onde os entrevistados mais se preocupam com a segurança da desinfecção são: restaurantes e lanchonetes (96%) e supermercados (95%), lojas (94%), transporte (94%), aeroportos (93%), local de trabalho (93%), shoppings (93%), carros de aplicativos e táxi (93%), condomínios residenciais (92%), locais públicos abertos (90%) e clubes (90%).
“As pessoas estão preocupadas com o vírus. Elas querem sentir a tranquilidade de estar num ambiente seguro. Elas querem um selo que garanta que aquele local está desinfectado”, afirma Meirelles.
Entre os respondentes, os mais escolarizados e com mais de 45 anos são os que mais têm preocupação com a desinfecção dos ambientes, “os menos escolarizados e mais jovens são menos preocupados”, diz a pesquisa.
Fonte: epocanegocios.globo.com