Saiba quais são os cuidados gerais com a limpeza durante o trabalho no consultório de odontologia
Se você trabalha ou é dono de uma clínica ou um consultório odontológico, provavelmente entende a importância que uma limpeza segura e eficaz tem para manter este ambiente longe de quaisquer vírus e contaminações.
É claro que isso sempre foi necessário. Porém, durante a pandemia, a cobrança por uma higiene e limpeza 100% se intensificou e maiores cuidados precisam, a todo momento, serem tomados para garantir a saúde de todos que passam pelo consultório, sejam colaboradores ou pacientes.
Diante destas afirmações, queremos saber: você está tomando todas as medidas? Entende a real importância de manter a sua clínica limpa e higienizada?
Veja quais são os cuidados necessários e como isso pode influenciar positivamente no seu atendimento.
Cuidados de limpeza geral para um consultório odontológico
Limpe todos os espaços: é fundamental que cada canto do consultório seja higienizado com o mesmo cuidado e atenção, afinal, pacientes e colaboradores transitam a todo momento e levam consigo contaminações de um lugar para outro.
Neste sentido, limpe com cuidado os seguintes pontos (com álcool 70% em alguns locais e produtos profissionais indicados para desinfecção em outros):
- Balcão de atendimento;
- Pias, armários e cadeiras;
- Piso;
- Lavabos;
- Paredes.
Descarte resíduos de maneira correta: evite a proliferação de insetos ou de vírus e bactérias, que são passíveis de contaminações. Para isso, descarte o lixo da forma certa, colocando em caixas apropriadas e indicando o que cada uma possui, com descrição. Importante: informe-se sobre o descarte de cada tipo de resíduo.
Higienize a sala para cada paciente: a sala de procedimentos é um lugar com altos riscos biológicos, principalmente se não higienizada da forma correta. Por isso, a cada troca de paciente, limpe a cadeira, o motor, a bandeja, a luz e tudo que for usado durante a consulta. Além disso, lembre-se de cobrir certos pontos com plástico filme, para proteger a saúde de todos, inclusive a sua.
Desinfectar e esterilizar os instrumentos: dê atenção aos instrumentos! Retire todos os utilizados na consulta anterior e leve-os para o local de desinfecção, e, após, lave bem as mãos com água e sabão e troque de máscara.
Fonte: wtdistribuidora.com.br

