Notícias

Como fazer a limpeza pós-obra da forma correta?

Publicado em 14 de junho de 2024

A limpeza pós-obra é a última etapa para a entrega de um novo imóvel ou a repaginada na bagunça e sujeira que as reformas deixam para trás na sua casa.

Além de minuciosa, a limpeza pós-obra deve ser cuidadosa, justamente para não estragar ou manchar qualquer parte de seu cômodo novinho em folha.

Essa última fase das obras é uma tarefa essencial para o conforto dos futuros ocupantes do cômodo.

O segredo é não ter preguiça de limpar, muito menos medo de enfrentar os escombros de suas reformas para transformar esta bagunça em um verdadeiro oásis.

É por isso que muitas pessoas preferem contratar uma empresa especializada para realizar esse serviço. Isso porque são vários os passos a passo que devem ser rigorosamente seguidos para limpar cada tipo de superfície no pó obra.

Porém, algumas dicas de produtos essenciais e instruções básicas podem auxiliar quem está com o orçamento apertado e pretende realizar por conta própria esse serviço.

Confira tudo o que você precisa saber para fazer a limpeza pós-obra!

 

O que é limpeza pós-obra?

A limpeza pós-obra trata-se de um minucioso trabalho de eliminação de sujeiras, respingos, manchas de tinta, excesso de rejunte, dentre outros resíduos resultantes de uma obra.

É uma limpeza muito diferente da limpeza comum, pois uma construção ou reforma acumula muitos quilos de sujeira, concreto, cimento, papelão, gesso, tinta, pó, cola, pedras, dentre outros materiais que precisam ser removidos.

Como fazer limpeza pós-obra? (passo a passo)

Na hora de fazer a limpeza pós-obra da forma correta, um dos principais cuidados a tomar é quanto às diferentes superfícies. Isso porque cada uma irá demandar um produto diferente, já que algumas podem se danificar Veja como deixar tudo limpinho após a obra ou reforma!

Passo 1: Utilize equipamentos de proteção individual (EPI)

Os equipamentos de proteção individual são cruciais para fazer esse tipo de limpeza, são eles: luvas, óculos, máscara e botas impermeáveis. Além de proteger, eles oferecem segurança, melhores condições de trabalho e reduzem as chances de acidentes. Ninguém quer ser surpreendido com o espetar de um prego no pé desprotegido, não é mesmo?!

Passo 2: remova os entulhos

Após chegado ao fim da obra ou reforma, o primeiro passo da limpeza em si é fazer a remoção de todos os entulhos, como: pregos, parafusos, gesso e qualquer outro material que deva ser removido para a limpeza do local. Para isso, utilize sacos de lixos, caixas de papelão, vassouras e pás de lixo.

Passo 3: proteja as instalações e os acabamentos

Tome muito cuidado para não molhar o gesso, os móveis de madeira, as tomadas, interruptores e qualquer outra fiação. Ou seja, na hora de fazer a limpeza pós-obra, é imprescindível proteger as instalações da casa para não danificar os acabamentos. Você pode utilizar lonas, papelão, fitas crepes adesivas. O único conselho é mantê-los longe da água!

Passo 4: limpe as superfícies superiores: janelas, tetos, parede e luminárias

Depois, comece limpando as superfícies superiores, como as janelas, tetos, luminárias e paredes. Muito cuidado nessa hora! Utilize produtos específicos para cada uma dessas áreas. Especificamos todos os produtos para você no tópico abaixo. Além disso, utilize um bom aspirador de pó para remover qualquer poeira de suas paredes e tetos.

Passo 5: limpe as superfícies inferiores: chão e escadas

Passe para a limpeza das superfícies inferiores, como pisos e escadas. Nessa parte da limpeza não se limite a remover apenas a poeira do chão, mas se certifique de remover todos os vestígios e resíduos de tinta, cola ou qualquer outro material, utilizando produtos adequados para proporcionar uma limpeza completa.

Um grande aliado nessa parte, são os MOPs, aqueles esfregões que conjugam as funções de balde, vassoura, rodo e pano, bem como os aspiradores de pó.

Passo 6: remova as manchas do chão

Remova todas as manchas de tinta, cola ou gesso deixadas no chão durante a obra. Mas, cuidado! Se os produtos utilizados não forem adequados, pode danificar seu piso. Por isso, compre um removedor próprio para o tipo do seu piso e siga as instruções do fabricante.

Uma espátula pode ser sua aliada na hora de tirar as manchas mais insistentes, só atenção para não riscar seu piso. Ainda, a depender de seu piso, lavadoras de alta pressão também são bem-vindas.

Passo 7: dê atenção redobrada à cozinha

Após a limpeza das superfícies superiores e inferiores, repita a limpeza em todas as superfícies onde as refeições são preparadas e consumidas. Para que nenhuma bactéria sobreviva, passe uma flanela limpa, umedecida com álcool, nos balcões, armários, luminárias e todas as superfícies possíveis, fazendo a desinfecção completa.

Fonte: leroymerlin.com.br.

× Como posso te ajudar?