Notícias

Cuidados que você deve ter ao usar banheiros públicos

Publicado em 01 de setembro de 2025

Você precisou usar um banheiro compartilhado com várias outras pessoas. E agora? Veja quais os cuidados necessários para evitar contaminações em banheiros públicos.

Assim como em qualquer outro espaço público, os banheiros estão cheios de germes. Cada vez que alguém dá descarga com a tampa do vaso sanitário aberta, uma névoa de vírus e bactérias se espalha pelo ambiente e permanece por um tempo nas superfícies — em especial, no próprio vaso.

Mas, como na hora do aperto não tem para onde correr, existem alguns cuidados básicos que podem fazer com que essa experiência seja a mais higiênica possível.

Veja quais cuidados tomar em banheiros públicos:

Dá para pegar uma IST em banheiros públicos?

Ao contrário do que se imagina, a forma mais comum de contaminação por doenças em banheiros compartilhados não é sentando no vaso e, sim, através da via fecal-oral.

“Vamos supor que você encostou na parede onde outra pessoa com as mãos sujas de fezes também encostou. Depois, você não higieniza corretamente as mãos e acaba levando-as à boca. Dessa forma, pode acabar se contaminando”, explica a dra. Marianna Bezerra, infectologista em São Paulo.

A infecção pela hepatite A acontece principalmente dessa forma, assim como vírus e bactérias intestinais que podem causar vômito, diarreia e dor abdominal.

 

Fonte: drauziovarella.uol.com.br

× Como posso te ajudar?