
Escolha bem o local onde fará a limpeza. É importante que tenha sombra, pois no calor o carro seca rápido e isso pode provocar manchas na lataria. O ideal é uma garagem. Lembre-se de fechar bem as janelas e puxar as palhetas do para-brisa para frente. Tire os tapetes e comece por eles, lavando com escova, água e sabão, pois quando terminar o resto eles já estarão secos.
Separe os materiais para não ter que ficar andando atrás do que falta. Dois baldes, detergente (de preferência específico para lavar o carro), escovas para as rodas e pneus, esponjas e os panos para secar. Ah, evite os sintéticos, pois podem danificar a pintura. Escolha o pano de microfibra ou algodão.
Jogue água com mangueira, sem pressão demais para não danificar a pintura. Depois passe a esponja com a mistura de água e detergente. Lave o carro por partes, sempre começando de cima para baixo. Quando terminar um pedaço do capô ou uma porta, por exemplo, enxague a espuma e lembre sempre de manter a lataria molhada.
A sujeira mais grossa fica sempre na parte de baixo da lataria e nas rodas. Use escova para limpar as rodas e também para limpar os pneus. Use a mangueira para limpar o assoalho do carro por diferentes ângulos, como a caixa de roda.
Seque a lataria com toalhas limpas (de algodão ou microfibra). Para limpar o interior o ideal é um aspirador de pó. Não esqueça dos cantinhos e certifique-se de que os tapetes estão totalmente secos antes de colocá-los de volta.
