Qual é a melhor parte em se realizar um evento especial? Planejá-lo? Ok! Talvez você não seja fã de organização de eventos, muito menos de planejar cada detalhe e ter que lidar com a parte orçamentária.
Então, vamos dizer que participar do evento — seja uma festa, cerimônia ou mesmo uma convenção — é de longe a melhor parte! Já a limpeza de eventos é uma das piores e mais trabalhosas em uma comemoração.
Mas apesar disso, para que um evento ocorra sem que tudo vire uma bagunça, é indispensável que haja uma gestão da limpeza organizada e eficiente, onde todos os detalhes sejam observados. Assim, a comemoração pode ocorrer com maior conforto para os convidados, menor dor de cabeça para os organizadores e sucesso total ao final do evento.
A fim de lhe ajudar, reunimos neste post 13 dicas para realizar um evento e ter um ótimo resultado, fazendo com que o espaço seja mantido limpo e organizado. Nossas dicas foram divididas em como organizar a limpeza antes, durante e depois do evento. Confira!
A importância em se manter a limpeza de eventos
Antes de irmos para as dicas propriamente, é preciso ressaltar a importância em se manter a higiene durante a realização de um evento. Se você está organizando um, certamente haverão muitas pessoas diferentes reunidas, vindas dos mais diferentes lugares, com diferentes hábitos, que permanecerão no mesmo ambiente por algumas horas. Além disso, é claro que haverá muita comida.
Como todos sabemos, onde tem muita comida e gente diferente, é possível haver a propagação de doenças. Por isso, o primeiro motivo em se cuidar da limpeza de eventos é tentar ao máximo garantir a integridade dos participantes.
E segundo, é uma obrigação legal estar em conformidade com os regulamentos sanitários para evitar transtornos posteriores. Por isso, ao se organizar um evento, é preciso seguir um conjunto de políticas, procedimentos de segurança e saneamento para garantir que todos estejam seguros e voltem aos próximos eventos que você organizar.
Antes do evento
Muitas pessoas podem pensar que não. Porém, um dos segredos para ter limpeza e organização durante todo o decorrer de um evento ou comemoração é o planejamento prévio de todas as ações. Por esse motivo, as próximas dicas são para ajudar nos preparativos para a limpeza de eventos.
1. Determine o porte do evento e do espaço
Para todo e qualquer evento a ser realizado, o primeiro passo é saber a quantidade de convidados. Afinal de contas, sem eles, nada acontece! Através do número de pessoas presentes, obviamente, é possível estabelecer o tamanho do local que acomodará todas as pessoas de forma confortável.
Além disso, dependendo do tipo de evento, ainda entra a questão de saber se o local dispõe de todas as condições técnicas necessárias. Por meio desses critérios, é possível estabelecer o porte do evento e do espaço. Só então você saberá o tamanho da equipe de limpeza com a qual precisará contar.
2. Considere a contratação de profissionais em limpeza de eventos
A organização geral do evento já é bastante trabalhosa. Portanto, se puder terceirizar ao menos a parte da limpeza de eventos, você diminuirá bastante seu trabalho. Caso decida deixar essa parte da organização do evento nas mãos de profissionais, tudo o que tange as questões de limpeza ficará por conta deles, como por exemplo:
- Tamanho da equipe;
- Delegação de tarefas;
- Materiais de limpeza;
- Manutenção do espaço;
- Limpeza ao final do evento.
3. Certifique-se de ter uma equipe completa
Mesmo que você opte por terceirizar a limpeza, é importante certificar-se de que a equipe esteja completa. Assim, você evita a vergonha de apresentar um ambiente desorganizado e insalubre para os participantes durante o evento.
Neste passo, você já sabe quantos convidados ou participantes haverão e qual o porte do espaço. Assim, já consegue identificar o número de pessoas necessárias para a limpeza. Para ambientes como um salão, anfiteatro e hall (onde a limpeza é de simples manutenção), geralmente é necessário uma pessoa a cada 600 m².
4. Divida a equipe por setores
Tendo ciência dos ambientes que farão parte do evento, é importante deixar bem claro para a equipe quem será o responsável por limpar cada setor. Dessa maneira, as tarefas ficam bem divididas e o trabalho será mais eficiente.
Conforme o tópico anterior, considere uma pessoa a cada 600 m² para locais como salões, um para cada banheiro, uma ou duas para o local de preparação dos alimentos, como a cozinha.
Estas pessoas que ficarão na cozinha também podem ser incumbidas de manter e adiantar a limpeza de utensílios, para que não haja acúmulo de atividades ao final do evento .
5. Confira todos o material de limpeza e higiene
Observar se você possui o material de limpeza básico necessário em estoque é tão importante quanto ter uma equipe completa. Para limpeza geral, detergente líquido é suficiente. Mas, se considerar banheiro, já entra água sanitária e desinfetante.
E se colocar na conta que pode haver gordura proveniente de alimentos, você também precisará de um produto desengordurante.
Confira se há sabão e detergente, pano de chão — pelo menos um para cada setor e o ideal e que sejam de cores diferentes — vassoura, rodo (grande) e esponjas suficientes. Também estão entre as responsabilidades do pessoal da limpeza prover sabonete líquido, toalhas de papel e papel higiênico para os banheiros.
E caso queira proporcionar um ambiente agradável e perfumado para os convidados do evento, é de grande valia providenciar essências para odorizar os banheiros e, até mesmo, outros espaços. Você pode escolher essências que combinem com o estilo do evento ou dos participantes.
6. Determine quanto de material precisa e onde comprar
Outra questão também importante é determinar a quantidade de material de limpeza que você precisará para fazer toda a manutenção do evento, sem que haja desperdício. Sabendo disso, você pode determinar o melhor local para comprá-lo por melhores preços. Faça vários orçamentos!
Durante o evento
Agora sim! Depois de toda a exaustiva preparação, finalmente chegou a hora tão esperada (pelo menos para os convidados ou participantes). Porém, mesmo para quem trabalhará durante o evento, o momento de pôr a mão na massa é aguardado com muita ansiedade pois é quando se põe em cheque a capacidade do organizador. Então vamos agora às dicas de limpeza para o decorrer do evento.
7. Mantenha a organização e limpeza do espaço
Como já foi definido quem cuidará de cada espaço, manter a limpeza de todos os setores se torna uma tarefa mais eficaz. O essencial é orientar a equipe a recolher tudo o que possa parecer lixo e destoar de um ambiente harmoniosamente limpo.
Desde folhetos e flyers no chão, objetos sobre cadeiras ou materiais descartável no chão e fora do lixo: tudo isso contribui para a desorganização do ambiente. Portanto, deve ser recolhido.
8. Mantenha as mesas organizadas
Não é nada bom sentar-se em uma mesa que estava limpa e organizada e de repente ver aquele monte de guardanapos sujos, copos e pratos extras sobre ela. Por isso, mesmo que recolher esse excesso seja tarefa dos garçons, o pessoal da limpeza também deve ajudar neste serviço. Então dê essa orientação às pessoas que estiverem por conta desses espaços.
9. Mantenha a limpeza dos banheiros
Não há nada mais desagradável do que estar em um local público ou uma festa, dar vontade de usar o banheiro e encontrar um local com: o chão todo molhado, cestos de lixo transbordando de papel higiênico, mau cheiro, pias ensopadas de água e vasos sanitários sem ter dado descarga.
Portanto, é extremamente essencial para a organização de um evento civilizado orientar as pessoas que estejam cuidando dos banheiros para que verifiquem periodicamente estes detalhes. Por isso, é necessário ter um profissional em limpeza que fique por conta de cada banheiro.
10. Confira e reponha o material do banheiro
Além de manter a limpeza e organização do banheiro, o profissional que estiver responsável por esse espaço também deve ser orientado a conferir de tempos em tempos a necessidade de se repor papel higiênico, toalhas de papel e sabonete líquido.
O hábito de lavar as mãos está entre as práticas de higiene que mais evitam propagação de doenças. Por isso, é importante prover os meios para que os participantes do evento possam lavar adequadamente suas mãos.
Após o evento
Enfim, após o trabalho duro de preparação e horas de realização do evento, chegou o momento de colher os resultados de uma boa organização. Veja as dicas para essa etapa final:
11. Recolha tudo das mesas
O primeiro passo é tirar tudo o que ainda restar sobre as mesas, orientando a equipe a empilhá-las em algum canto, verificando se não está faltando nenhuma. Assim, no outro dia, a empresa que cedeu o aluguel pode buscá-las com maior organização. Caso elas pertençam ao local, fica mais fácil para quem for limpar.
12. Selecionar o lixo
Uma fase muito importante durante o recolhimento do lixo de uma festa é separá-lo de forma seletiva. Junte metal com metal, plástico com plástico, papel com papel e assim por diante. Se houver material perfurocortante, embale-o de forma adequada para evitar possíveis acidentes para os coletores de lixo. Faça realmente a coleta seletiva!
13. Limpeza final do ambiente
Geralmente, os espaços alugados para eventos são entregues sem que haja a limpeza dos mesmos. Mas caso o espaço seja seu ou de sua empresa, é importante deixar tudo limpo de uma vez. Caso não seja possível, a limpeza pode ser realizada no dia seguinte. Para evitar mais este trabalho, pense mais uma vez a respeito de uma equipe profissional em limpeza de eventos.
Por que é mais vantajoso contratar uma equipe de limpeza profissional?
Há muito para se pensar durante um evento e, geralmente, as coisas nem sempre saem como planejado. A limpeza profissional é um aspecto a ser considerado pois pode lhe poupar aborrecimento e o cuidado com essa tarefa. Assim, você pode gastar sua energia em outras partes da organização do evento. A seguir, estão algumas razões para contratar um serviço profissional de limpeza de eventos.
O espaço permanece limpo durante o evento
Quando você contrata uma equipe de limpeza profissional para seu evento, pode ter certeza de que o ambiente permanecerá limpo ao longo de sua realização. Isso torna as coisas muito mais fáceis para quem organiza e para os participantes.
Você pode se concentrar em outros aspectos da organização
A primeira coisa a pensar durante a realização de um evento é a organização geral. Quanto mais organizado, mais fácil será no momento de sua realização e ao final. Pensar na parte da limpeza pode ser difícil para quem não está acostumado. Além disso, a maioria das pessoas não sabe por onde ou como começar.
Um serviço de limpeza profissional está equipado para cuidar de tudo isso e possui uma lista de verificação pronta para fazê-lo. Eles possuem uma abordagem sistemática para limpeza de eventos, tendo uma visão que a maioria das pessoas não consegue ter.
Perfeição
Contratar profissionais para a limpeza de eventos significa que eles limparão áreas que a maioria das pessoas nem observaria. A maioria dos serviços profissionais limpam o interior, o exterior dos locais, cuidam de detalhes que podem passar despercebidos durante uma limpeza feita por pessoas amadoras.
Profissionais de limpeza geralmente possuem anos de experiência na área e podem lhe oferecer melhores resultados na organização de um evento. Além disso, são pessoas que passam por treinamentos para fazer o uso de equipamentos de limpeza e produtos químicos adequadamente, de acordo com cada superfície.
Equipamentos adequados
Empresas que trabalham com limpeza usam equipamentos de nível industrial, os quais limpam os ambientes cuidadosamente, garantindo satisfação completa com os resultados. Assim, você fica livre de ter que adquirir alguns materiais caso precise cuidar dessa parte da organização de seu evento.
Plano de limpeza personalizado
Uma empresa de limpeza profissional pode desenvolver um plano de limpeza personalizado para atender às necessidades do espaço e preferências específicas do contratante. Isso envolve visita ao local antes do evento para determinar exatamente o que você espera do trabalho de limpeza.
Fonte: blog.seguridade.com.br