Toda empresa deve prezar pela higiene para que os funcionários tenham um ambiente de trabalho mais agradável e até por exigência da lei. Porém, é importante lembrar que a limpeza e a manutenção em chão de fábrica devem ser feitas por profissionais especializados na área.
Neste post, você entenderá qual a importância desse procedimento e como ele pode minimizar os riscos de acidentes. Além disso, mostraremos as vantagens de contratar uma boa empresa especializada. Vamos lá?
A importância da limpeza
Independentemente das dimensões da fábrica, é fundamental manter o chão limpo e os equipamentos em boas condições de uso. Afinal de contas, um ambiente sujo dificulta o trabalho e representa mais riscos de acidentes, além de outros problemas, como:
- desorganização do espaço;
- vulnerabilidade para aquisição de doenças e outras complicações;
- maiores possibilidades de erros durante a execução das tarefas;
- mais chances de perder ferramentas e utensílios de trabalho;
- tendência ao esgotamento físico, mental e emocional (redução do estímulo de trabalhar e, consequentemente, perda na produtividade).
A limpeza ajuda a medir o nível da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho e é um aspecto ergonômico de muita importância, pois um espaço limpo contribui para ajustar o homem ao local em que ele executa suas atividades.
Alguns tipos de limpeza em chão de fábrica são:
- limpeza de coletores de poeira;
- limpeza de tanques;
- limpeza de salas;
- limpeza de processos e equipamentos de produção;
- limpeza e remoção de revestimentos;
- limpeza de duto e sistema de ventilação;
- limpeza de torres de resfriamento;
- limpeza de estruturas;
- limpeza de unidades de tratamento de ar;
- limpeza predial;
- limpeza de silos;
- limpeza e sanitização de ambientes de produção (incluindo, além dos equipamentos, os utensílios, os pisos e as paredes);
- limpeza do teto e das paredes.
A importância da manutenção
Sem a devida manutenção, os equipamentos e máquinas da fábrica estarão sujeitos a falhas graves e correm o risco de ficarem paradas por algum tempo, causando perda na produtividade. Os prejuízos no final do mês podem ser altos, como queda na produção e na venda de bens, atrasos na entrega, insatisfação dos clientes, custos extras, pagamento de funcionários que ficaram inativos e outras coisas.
Tipos de manutenção
A manutenção pode ser preventiva, preditiva e corretiva. Todas são importantes e devem ser adotadas, mas os dois primeiros tipos merecem mais atenção. Isso porque a manutenção corretiva só é solicitada quando as avarias e os erros já foram identificados e já atrapalharam, de alguma forma, o andamento do trabalho no setor de produção.
Enquanto isso, a manutenção preventiva e a preditiva são mais eficazes porque se propõem a evitar que as falhas aconteçam, comprometendo a produtividade. Sendo assim, elas se tornam mais econômicas e devem ser feitas periodicamente.
Vantagens de fazer manutenção
A manutenção analisa e diagnostica o equipamento, procedendo aos reparos necessários ou às medidas preventivas mais recomendadas para evitar que ele apresente problemas futuramente. É melhor separar um tempo hoje para substituir peças e aperfeiçoar os equipamentos, do que desperdiçar horas de trabalho e ter prejuízos com problemas mais sérios amanhã.
Além disso, a manutenção é uma garantia contra acidentes envolvendo funcionários e até terceiros. O bom profissional deve ser atencioso, mas seus cuidados serão insuficientes se a máquina estiver com algum defeito e apresentar um erro grave (ou mesmo fatal) por falta de manutenção adequada.
Riscos de acidentes no trabalho
Além de causarem danos à integridade física dos colaboradores, esses acidentes são péssimos para a empresa, que terá de arcar com ônus financeiro e, muitas vezes, precisa enfrentar causas trabalhistas que resultam em penalidades como multas pesadas ou interdições.
A reputação da fábrica também sofre com isso, pois os acidentes de trabalho acabam transparecendo a imagem de uma empresa displicente, que não se preocupa com o bem-estar de seus funcionários.
Muitos desses acidentes podem ser evitados com a manutenção regular de todos os equipamentos — principalmente a preventiva e a preditiva. Em algum momento, a manutenção corretiva será necessária, mas é importante ser proativo, gerenciando riscos e reduzindo as chances de os problemas acontecerem.
Quem deve realizar a limpeza e a manutenção de chão de fábrica
O ideal é contratar os serviços de uma empresa especializada em limpeza e manutenção, pois ela dispõe de bons profissionais, treinados e atualizados para desenvolver as respectivas tarefas. Quando essa função é atribuída a funcionários inexperientes ou que não entendem do assunto, os resultados são insatisfatórios. Além disso, eles podem cometer imprudências e sofrer acidentes ao realizar esse trabalho.
É preciso dispor de ferramentas e materiais apropriados (e saber usá-los!) para evitar danos aos equipamentos e à própria pessoa. É comum, até profissionais experientes, improvisarem certas ferramentas e acabarem piorando os problemas da máquina ou acabarem sofrendo algum tipo de lesão.
As operações de limpeza e manutenção podem envolver contato com a rede elétrica, por exemplo. Logo, é importante utilizar bloqueios nas válvulas e interruptores ou, ainda, controles que conectem o dispositivo à energia elétrica. Antes de religar os equipamentos, é preciso retirar todos os bloqueios e avisos de segurança.
Cada equipamento deve ser avaliado e reparado seguindo as instruções do manual. O bom profissional sabe disso e segue a regra, sem improvisos e nem precipitações. Antes de tudo, ele analisa para definir o que precisa ser feito.
Esses cuidados são fundamentais porque algumas tarefas aparentemente simples como varrer ou lavar o chão de fábrica podem causar sérios acidentes, resultando em fraturas ósseas, por exemplo.
Benefícios de contratar uma boa empresa especializada
Por esses motivos que acabamos de mostrar, a melhor solução é contratar uma empresa terceirizada e com ampla experiência no ramo para efetuar a limpeza e a manutenção dos equipamentos e da fábrica em geral.
Esses profissionais são capacitados para a tarefa, fazem reciclagens periódicas, apresentam certificados na área e sabem lidar com situações imprevistas. Além da autoridade no assunto, eles utilizam as ferramentas necessárias e adequadas para cada tipo de serviço, bem como os equipamentos de proteção individual (EPIs) indispensáveis, como óculos, luvas, botas, entre outros.
Contratando uma boa empresa terceirizada, a indústria não terá preocupações quanto ao desempenho e à segurança das tarefas de limpeza/manutenção, garantirá a produtividade e evitará muitos prejuízos, especialmente financeiros. Ou seja, uma empresa terceirizada é uma solução mais eficiente e econômica.
Fonte: blog.seguridade.com.br